O que aprendemos com Michelle Obama

Que nós adoramos posts de inspiração de looks e estilos aqui no blog, todo mundo sabe, não é mesmo? Mas hoje, em comemoração ao Dia Mundial da Mulher, queremos que você se inspire muito mais do que nos looks de Michelle Obama. Queremos que você se inspire no ser humano incrível que ela é! E nós vamos contar alguns, pequenos, detalhes que enaltecem o quanto ela é maravilhosa!

A eterna primeira dama dos EUA

Michelle diz que “sonhava com ir à melhor universidade e ser advogada, ter um trabalho importante e ser líder na comunidade”. Formada em Harvard e Pricenton, a ex-primeira dama é advogada e escritora e já contou em entrevistas que fora desacreditada em sua vida acadêmica e profissional, várias vezes, por ser mulher e negra.

“Quando comecei a estudar, teve gente que não acreditava na minha capacidade. Dizia que eu não ia conseguir alcançar meus sonhos. Tive até professores que achavam que eu não era inteligente o suficiente e apoiavam apenas os meninos da sala. Sentia que por ser garota, minha voz tinha menos importância do que a minha aparência, do que meu corpo.”.

Michelle Obama

Looks-de-Michelle-Obama

Michelle e o feminismo

Michelle Obama é feminista e muito mais do que uma mera coadjuvante em defesa do direito à igualdade de gênero. Ela coloca a mão na massa e faz jus ao fato de ser feminista e defender os direitos das mulheres e seu espaço na sociedade.

O feminismo não existe somente para ajudar às mulheres- ele serve para garantir que todos tenham as mesmas oportunidades, independente de gênero, raça ou classe social.”. 

Michelle Obama

Michelle-Obama-com-brinco-brilhoso

Em 2009, Michelle se mostrou extremamente preocupa com a posição que as mulheres ocupam na sociedade  e desde então manifesta seu apoio às mulheres. No discurso feito no Women Courage Awards, Michelle declarou: “como eu digo às minhas filhas, mulheres e garotas podem fazer o que elas quiserem. Não há limite para o que nós, como mulheres, podemos conquistar.”.

Em 2015, Michelle lançou uma campanha para que as meninas alcancem igualdade de gênero com os meninos e entendam que estudar é o melhor caminho para alcançar igualdade com os homens!

Apoio à educação feminina

Pensando nesse fato, Michelle lançou o programa “Let the Girls Learn” (“Deixem as meninas aprenderem”) e também promoveu uma mobilização para coletar assinaturas ao redor do mundo em apoio à educação para meninas que possuem esse direito negado que recebeu o nome de #62MillionGirls (#62MilhõesdeGarotas), que possui o objetivo de apoiar 62 milhões de meninas no mundo que estão fora da escola.

Michelle-Obama-com-brinco-em-gota-vazada

Saúde e alimentação

Michelle também se mostra preocupada com questões de saúde e do bem-estar das crianças americanas que levam um estilo de vida extremamente sedentário. A ex-primeira dama transformou o jardim da Casa Branca em uma horta de plantas orgânicas e trouxe a campanha “Let’s Move”; incentivando à prática de atividades físicas!

You go girl!

Michelle-Obama-com-brinco-com-pedras-cristal

Muito mais do que poder

Michelle transcende muito mais do que poder de ter tido estado à frente do comando “do mundo” junto com Barack Obama. A ex-primeira dama dos Estados Unidos ilustra muito bem que nós podemos – e devemos – sermos quem quisermos ser, buscarmos sempre o melhor, praticarmos empatia com o próximo, lutarmos pelos nossos sonhos e nunca perdermos a esperança de um mundo melhor.

Michelle-Obama-com-brinco-médio

Apoio à Hillary Clinton

Michelle e Barack apoiaram a candidatura de Hillary Clinton na corrida presidencial – que foi disputada com Trump – e em um discurso emocionante durante um comício no Partido Democrata afirmou que quer que suas filhas saibam que é possível uma mulher dirigir uma potência mundial.

E fez declarações também ao então, não eleito, presidente Trump sobre o vídeo em que ele deprecia mulheres e faz alusão ao estupro: “Por muitas meninas que enfrentam inúmeros desafios para simplesmente ir à escola, que arriscam a própria vida e sua liberdade, sob a pena de serem rejeitadas por suas famílias e comunidade. É importante lembrar a essas garotas o quão valiosas elas são. Eu quero fazê-las entender que uma sociedade é medida pela forma como suas mulheres e meninas são tratadas. […] Isso [a declaração de Trump] não é algo que possamos ignorar. Não é algo possamos empurrar para debaixo do tapete como uma pequena nota de rodapé de uma eleição triste. […] É cruel. É assustador. E a verdade é que isso dói, isso dói. Parece com a aquela sensação esmagadora que sentimos quando andamos pela rua preocupadas com nossas próprias vidas e um homem grita algo vulgar sobre nosso corpo. Ou quando você convive com um homem no trabalho que se aproxima um pouco mais, encarando um pouco mais, e te faz sentir desconfortável em sua própria pele. É aquele sentimento de terror e violação que muitas mulheres sentiram quando alguém as agarrou, ou as obrigou a fazer o que negaram mas eles ignoraram.”.

Michelle Obama

Michelle-Obama-com-brinco-triângulo

Aprendendo com Michelle

Que saibamos cada vez mais que as mulheres possuem habilidades e inteligência iguais aos homens. Que saibamos que toda menina tem o direito de estudar e alcançar os seus sonhos. Que não podemos criar nossos filhos com o machismo arreigado com “coisa de menino” e “coisa de menina” limitando a vida dessas crianças.

Vamos refletir sobre o machismo misógino que deposita em mulheres o que elas devem e podem ser!

Mas, muito mais do que isso, vamos ensinar às nossas meninas que apesar das vertentes do feminismo, elas podem escolher – e se sentir bem com suas escolhas – o que viver e como viver; sem interferências sociais machistas e padrões antiquados da sociedade. Que elas podem romper barreiras sociais e conquistar o mundo, assim como Michelle Obama fez!
Que o Dia Internacional da Mulher seja muito mais um momento de reflexão sobre ideologias de gênero e mais efetividade no combate ao feminicídio.

Menos flores e bombons com um falso Feliz Dia da Mulher e mais respeito!

 

 

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.